- TimeServers são máquinas que possuem seu relógio interno sincronizado periodicamente com relógios atômicos espalhados pelo mundo. Esses relógios baseiam-se no ciclo de ressonâncias do césio, onde um segundo equivale a 9.192.631.770 oscilações da freqüência de ressonância de um atómo de césio. A margem de erro desse tipo de relógio é de cerca de 1 segundo a cada 3 bilhões de anos. Estamos bem então.
- Podemos utilizar então com uma ótima margem de segurança          esses TimeServers. Eles estarão rodando um serviço chamado          NTPD, e nós precisaremos de um cliente NTP para conectarmo-nos          ao servidor NTP e acertarmos o relógio do nosso equipamento. Precisamos          então eleger um servidor de tempo para nós. 
 
 
- Pode-se passar um ou mais servidores como parâmetro. O ideal é sempre  passar mais de um servidor, visto que o algoritmo do ntpdate testa todos  os fornecidos para decidir com quem sincronizar. Caso seja passado  somente um, ele sincroniza com este mesmo.
 
 
- Se você não conhece algum servidor NTP (Network Time Protocol) , uma boa opção é usar o pool.ntp.org.  Este, na verdade, sorteia aleatoriamente algum servidor com acesso  aberto pela internet para você. Também é possível sortear servidores da  sua zona mais especificamente, no nosso caso (Brasil): br.pool.ntp.org
 
- Para atualização imediata digitar um dos comandos abaixo.
 # ntpdate a.ntp.br b.ntp.br c.ntp.br
 ou
 # ntpdate pool.ntp.org pool.ntp.org pool.ntp.org
 
- Mais informações sobre o comando NTPDATE digite:
 # man ntpdate
 
 
- Mais informações sobre o protocolo NTP acesse:
 http://ntp.br/
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário